segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Caracterização do grupo de crianças

Grupo constituído por três crianças de três anos, doze crianças de quatro anos e dez crianças de cinco anos de idade, treze das quais são meninos e doze são meninas.
É um grupo que gosta bastante de recreio e conviver com as crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, adoram ouvir a narrativa de histórias, de música e interessam-se por tudo que é novidade.
O grupo acaba por ser um grupo homogéneo em termos de desenvolvimento porque as crianças dos cinco anos completam essa idade próximo do ano 2008, ou seja no final de ano de 2007, assim sendo, as características são próximas das crianças dos quatro anos salientando-se algumas excepções.

3 ANOS
Área de Formação Pessoal e Social
São crianças sociáveis, comem sozinhas e vão à casa de banho sozinhas quando lhes desapertamos botões e fechos, arrumam com a ajuda do adulto.
Área de Expressão e Comunicação
Gostam imenso das sessões de movimento realizando os exercícios propostos, gostam de jogos de encaixe e construção.
Aderem a qualquer actividade, tudo o que seja novidade, são as primeiras a realizar as actividades, gostam bastante da área da expressão plástica e da área da casinha onde brincam ao faz de conta.
Têm algumas dificuldades de articulação das palavras.
Área do Conhecimento do Mundo
Começam a aperceber-se do mundo que as rodeia.
4 ANOS
Área de Formação Pessoal e Social
Do grupo de doze crianças, cinco são crianças que frequentam pela primeira vez o Jardim de Infância, a maior parte teve uma boa adaptação.
São crianças sociáveis, desinibidas e meigas, comem sozinhas utilizando os talheres, mas também necessitam de ajuda na ida à casa de banho para desapertar botões e fechos.
Área de Expressão e Comunicação
Gostam das sessões de movimento e de bastante actividade física, gostam especialmente de jogos de construção.
Gostam bastante da área da casinha/faz de conta.
O interesse pela área da expressão plástica tem aumentado notando-se bastante evolução especialmente no recorte e colagem.
Algumas crianças têm dificuldades de articulação das palavras. O interesse pelo domínio da linguagem e abordagem à escrita e domínio da matemática tem aumentado gostando de realizar diferentes e novas aprendizagens.
Área do Conhecimento do Mundo
Começam a interessar-se por tudo o que as rodeia e a questionar.
5 ANOS
Área de Formação Pessoal e Social
No grupo dos cinco anos há três crianças que frequentam pela primeira vez o Jardim de Infância e possuem desenvolvimentos diferentes.
São crianças sociáveis, desinibidas, meigas, bastante conversadoras e autónomas, cumprem regras e gostam de as fazer cumprir alertando o adulto e as outras crianças para o seu cumprimento.
Área de Expressão e Comunicação
Gostam imenso das sessões de movimento e actividades físicas violentas. Gostam da área da casinha, do faz de conta mas também de dramatizações e danças.
O interesse pela área da expressão plástica é grande e existem algumas que o interesse tem evoluído em termos do domínio da linguagem e abordagem à escrita e domínio da matemática.
Algumas crianças têm algumas dificuldades de articulação das palavras.
Área do Conhecimento do Mundo
Interessam-se bastante pelo mundo que as rodeia querendo saber tudo e questionando. São extremamente observadoras e gostam de pesquisar.